terça-feira, 30 de agosto de 2011

Meus ensaios em EAD


A educação a distância é uma modalidade de aprendizagem em que a comunicação e a construção de conhecimentos pode acontecer com a participação de pessoas em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas  para a conexão entre elas, buscando corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem. A qualquer pessoa, em qualquer lugar e qualquer tempo, o acesso ao conhecimento.
Quando escolhi fazer especialização em Educação a Distância estava certa de que nada seria mais coerente do que fazê-la a distância. A relação entre teoria e prática, nesse caso, não se justifica mais! A experiência enquanto doscente da EaD me faria perceber dois lados ao mesmo tempo. A apreensão da teoria aliada à prática enquanto aluna, me faria sentir o funcionamento e os possíveis conflitos.
Há a necessidade de se criar intimidade com esse espaço, aprender a “ler” a reação das pessoas através da escrita. Estamos mais acostumados e interpretar a expressão corporal, facial, a entonação da voz. É diferente quando conhecemos alguém e nos falamos por bate-papos, na EaD há pessoas de diferentes lugares, de diferentes culturas, com diferentes formas de ver o mundo e, essencialmente, desconhecidas. A vivência do contato é através da escrita. O processo de inferência das mensagens é mais complicado.
O fato é que muito se tem a refletir e observar nessa nova forma de nos movimentarmos no mundo, sem território definido, nos projetando para dentro da tela, da rede, do espaço e nos comunicando de novas formas, até há pouco nem imaginadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário